sábado, 2 de outubro de 2021

NASCENTES EM CHAMAS

 No dia 29 de setembro, pela manhã, fomos acionados para combater 2 focos simultâneos de incêndio nos Gerais do Rio Preto e Gerais do Vieira, na área das nascentes do Rio Capão e do Rio Preto do Capão.


Após informar as autoridades, deslocamos a primeira Brigada às 11:00 horas. Até chegar aos focos a equipe levou uma hora e meia de caminhada. Logo foi pedido reforço e às 12:15 horas deslocamos uma segunda Brigada.


As duas Brigadas atacaram a linha de fogo que ameaçava o Vale do Capão. A linha ia do Rio Ancorado até os Gerais do Rio Preto, com uma extensão de aproximadamente 10 km.



Foram atingidas áreas importantes dos dois principais rios do Vale do Capão, queimando uma extensão grande de mata ciliar.



Pela tarde, fomos acionados para combater um terceiro foco de incêndio no Poço dos Patos. A terceira Brigada foi deslocada às 16:13 horas, combatendo junto com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e brigadistas do ICM-Bio. Esse foi debelado às 18:08 horas.


A situação na área das nascentes se agravou fazendo com que a Brigada Voluntária do Vale do Capão deslocasse uma quarta equipe às 19:30 horas.



Ao todo participaram dos combates 39 pessoas, 32 brigadistas da Brigada Voluntária do Vale do Capão e 7 moradores da comunidade que se uniram às nossas equipes.

Além destes brigadistas participaram dos combates o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, brigadistas do ICM-Bio e outros voluntários


Utilizamos nas operações 9 sopradores, 10 bombas costais, 4 foices e 10 abafadores. Os 4 veículos utilizados para os deslocamentos pertenciam a particulares. Foram gastos 50 litros de gasolina e 25 litros de diesel. Tudo isso só foi possível graças a colaboração das doações que recebemos através de contribuições. 

Contribua você também!

https://www.youtube.com/watch?v=vhoFgjCsIss


Brigada Voluntária do Vale do Capão, pela Vida e pelo Patrimônio Natural!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário