No dia 22 de agosto, em plena pandemia e com um decreto municipal fechando o Parque Natural Municipal do Riachinho, fomos acionados para resgatar uma vítima que entrou clandestinamente com outras pessoas no Parque, se escondendo do monitor.
A vítima foi encontrada, caída no poço de baixo (de extremo risco para visitantes) com múltiplos traumatismos e sem recordação do que aconteceu com o homem que a acompanhava.
Foram realizadas buscas com o drone e a pé no leito do rio e entramos em contato com a administração do camping onde estavam hospedadas as vítimas, que nos disse que o homem não havia voltado.
O Corpo de Bombeiros Militar realizou varredura no poço e não descartou a possibilidade da segunda vítima estar submersa em uma loca profunda que só é acessível com uso de cilindro.
A comunidade vem falando em reabertura, mas é preciso uma reflexão sobre o fato das casas de aluguel estarem com a ocupação altíssima, o que não acontece fora de temporada.
Foram 21 socorristas envolvidos no resgate, ninguém conhecia nem a vítima, nem a acompanhante, que também entrou clandestina no Parque, junto com o casal.
Infelizmente vem ocorrendo com frequência essas entradas escondidas nos Parques. Não só o municipal como também o nacional. Pessoas também tem subido a Cachoeira da Fumaça, apesar do PNCD estar fechado em razão da pandemia.
Nossa sede está fechada e se acontecer algo com um visitante, não teremos nem como saber...
Nós, socorristas e brigadistas voluntários repudiamos o não cumprimento das Leis, Decretos e Orientações que são publicados para a segurança das pessoas!
Na segunda feira, dia 24, fomos acionados para auxiliar o Corpo de Bombeiros na remoção do corpo da segunda vítima.
Brigada Voluntária do Vale do Capão, pela vida e pelo patrimônio natural!!!
Que camping foi esse?
ResponderExcluirdo tipo irresponsável.
ExcluirIrresponsáveis, notadamente inexperientes, despreparados e egoístas. Em época de chuvas intensas, rios cheios descer uma cachoeira dessas é como que pedir por um desastre. E ainda trazem problema para todos.
ResponderExcluirIsso tem acontecido em outros lugares. Gente dessa mesma mentalidade tem invadido o parque em outros lugares, deixando lixo... Um amigo, guia em Ibicoara fez uma denúncia relativa à Toca do Vaqueiro, no gerais do machombongo, onde viu MUITO lixo, sacos, papel higiênico, absorventes usados e testemunhou um grupo proveniente de Cascavel (município que tem sido vezeiro em relatos de atrocidades - agradecimentos ao agronegócio) soltando fogos na toca, lavando carne para churrasco, MUITA cachaça e pouco respeito (e conhecimento) sobre a etiqueta e educação em ambientes naturais.
Precisamos de mais respeito, mais educação, muito mais CULTURA DE MONTANHA e menos turismo de massa, agressivo, ostensivo e depredatório!
Especifique que Cascavel é essa. Mais responsabilidade.
ExcluirLamentável, arriscam as próprias vidas e as vidas dos outros, não respeitam a natureza, da qual todos fazemos parte.... Mais Educação para todos!
ResponderExcluirSem falar que hoje foi encontrado o corpo da segunda vítima que havia ficado submerso no poço .
ResponderExcluirE os bombeiros mandaram só 4 para fazer uma puchada de maca em um paredão onde foi preciso 20 homens pra tirar a primeira vítima. É desanimador ter que contar com essa estrutura dos órgãos responsáveis.
Todo apoio e respeito a esta brigada
ResponderExcluirBrigadas voluntárias, seres humanos de respeito!
ResponderExcluirParabéns a Brigada e pelo excelente trabalho que sempre realizam, meus respeito e apoio a todos!
ResponderExcluirParabéns a Brigada.
ResponderExcluirParabéns a Brigada.
ResponderExcluirParabéns para essa turma de heróis. Estou morrendo de saudade da Chapada, mas tenho que esperar reabrir, em respeito a todos. Não adianta querer educação e cultura de montanha para quem não aprendeu sobre isso, educação começa no berço e a escola é o complemento secundário, o contrário disso é o mesmo que lavar cabeça de cavalo com sabão ( como dizia meu velho pai).
ResponderExcluirParabéns aos brigadistas 👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns aos heróis da brigada!Anjos da Chapada!
ResponderExcluir